Defesa Civil apresenta plano de contingência para período chuvoso

683
0
Carlos_Alberto_de_Oliveira
Gerente de Defesa Civil, Carlos Alberto de Oliveira

A Defesa Civil de Conselheiro Lafaiete concluiu nesta semana o “Plano de Contingência para Desastres Decorrentes das Precipitações Pluviométricas no Município”. De acordo com o gerente de Defesa Civil, Carlos Alberto de Oliveira, o plano de contingência é uma espécie de cartilha contendo normas operacionais de prevenção e atendimento a ocorrências provocadas pelas chuvas, no sentido de preservar a vida e minimizar danos e prejuízos materiais.

Segundo o gerente, o documento detalha o plano de ação a ser adotado para o atendimento a ocorrências, apresenta o histórico das áreas atingidas no município durante o período chuvoso nos últimos anos e a relação de locais que poderão servir como abrigo a possíveis vítimas. Além disso, o plano de contingência traz a relação de contatos de órgãos de segurança municipais e prestadores de serviço de fornecimento de energia elétrica e abastecimento de água, bem como hospitais que poderão ser acionados durante uma ocorrência e outras informações técnicas importantes para momentos de crise como as que ocorrem em situações emergenciais como as provocadas por enchentes, alagamentos, desmoronamentos e outros oriundos das precipitações pluviométricas.

Historicamente o município de Lafaiete apresenta no período compreendido entre os meses de dezembro a março e, mais recentemente, novembro, enchentes de variadas proporções causando danos e prejuízos.

Mesmo que em 2014 o país esteja vivendo um momento de estiagem com a  falta de chuva, a previsão é que o cenário mude nos próximos meses e a cidade deve estar preparada para enfrentar os problemas.

Além do trabalho de prevenção realizado pela Defesa Civil, a Secretaria de Obras tem realizado ações que contribuem para a diminuição de alagamentos e enchentes como a limpeza de rios, construção de rede pluvial e desentupimento de bueiros.

Cópias do plano de contingência foram entregues a todos os órgãos envolvidos em possíveis operações de assistência em áreas atingidas pelas chuvas.

 

.

[su_document title=”Plano de Contingência – Defesa Civil” url=”http://conselheirolafaiete.mg.gov.br/portal/wp-content/uploads/2014/11/Plano-de-Contingencia_para_desastres_decorrentes_das_precipitacoes_pluviometricas_Conselheiro-Lafaiete_Defesa-Civil_2014-2015.pdf”][/su_document]