Governo do Estado acolhe propostas do Cedecap para o Alto Paraopeba

Alessandro Dalla Vedova , Altamir Roso,  Dr. Ivar Cerqueira, Paulo César,  César Cristiano e Renato Ciminelli
Alessandro Dalla Vedova , Altamir Roso, Dr. Ivar Cerqueira, Paulo César, César Cristiano e Renato Ciminelli

Já está de posse do Governo do Estado o Book Cedecap de Pilares de Desenvolvimento da Região do Alto Paraopeba, que contém informações sobre as vocações da região e sugestões de pilares para o desenvolvimento regional.

O documento contendo quase 60 páginas foi entregue ao Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir de Araújo Roso Filho e ao Subsecretário de Planejamento e Gestão, César Cristiano. O conteúdo aponta como foco principal a diversificação da economia, onde os pilares são: Plataforma Logística Cinturão de Fornecedores; Cadeia produtiva agroalimentar; Ciência, Tecnologia e inovação; Turismo.

Apresentação dos pilares do Cedecap

Ao final da reunião ficou acordado que o Secretário de Estado, fará um protocolo oficial do Governo apoiando os pilares para região. “Uma das intenções do protocolo é atrair investidores para nossa região. Se o Governo do Estado apoiar e os municípios trabalharem em conjunto tendo como parceiros as instituições, a possibilidade de êxito é muito maior. Importante frisar que a atuação por território vem ao encontro da política do Governo do Estado de Minas Gerais e o trabalho já apresentado vai ajudar muito nos levantamentos que continuarão sendo feitos pelos Fóruns Regionais”, analisa Dr.Ivar, prefeito de Lafaiete e representante do Poder Executivo na Microrregião das Vertentes dos Fóruns Regionais, que na reunião representou também a AMALPA, que é também um dos membros do Cedecap.

O presidente do Cedecap, Alessandro Dalla Vedova fez uma análise positiva do encontro. “Os participantes do Governo elogiaram a nossa disposição e ficaram motivados com o que foi apresentado. Houve um debate de maneira proativa com propostas de um trabalho sólido para dar continuidade às ações do Cedecap através de parcerias, umas já oficialmente firmadas que são FIEMG E SEBRAE e outras a se firmar”, diz Dalla Vedova.

Reunião

Também participaram da reunião: Paulo César Lopes, Vice- Presidente do Cedecap, representando a prefeita de Ouro Branco,Cida Campos; Renato Ciminelli, Presidente do Geopark Quadrilátero Ferrifero, Silene Gonçalves, Diretora Administrativa do Codap e diversos membros do Governo do Estado, como secretários, subsecretários, diretores de áreas como Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Gestão, Turismo, Indústria e Comércio, Investimentos Estratégicos, Politica Mineral e Enérgica, entre outros.

“Desde que foi criado o CEDECAP, estamos atuando nas relações institucionais e alavancando a região do Alto Paraopeba para que ocorra a visibilidade que realmente merecemos. Estamos recebendo apoio do Governo do Estado para que juntos possamos trazer para nossa região uma diversificação econômica e proporcionar a todo território um desenvolvimento sustentável”, finalizou o presidente do Cedecap, Alessandro Dalla Vedova.