Coleta diferenciada no bairro Santa Matilde começa esta semana

Apresentação Cultural - alunos da E.. M. Marechal   Deodoro da Fonseca

A partir desta semana o bairro Santa Matilde já contará com o serviço de coleta diferenciada de resíduo sólido urbano. O bairro será piloto no programa que conta com o apoio da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) e Fundação Israel Pinheiro.

DSC_8256

Na última sexta-feira, 20/11, aconteceu o lançamento do programa de coleta diferenciada com uma grande ação de mobilização junto à comunidade do bairro Santa Matilde, realizada pela prefeitura e vários parceiros, no salão de eventos da paróquia do Bom Pastor. Palestras e stands montados contribuíram para esclarecimentos e a conscientização da comunidade sobre a importância de cada morador fazer sua parte no processo da coleta diferenciada, iniciando pela separação dos resíduos secos dos úmidos, em casa ou estabelecimentos comerciais.

DSC_8077

Presente ao evento o vice-prefeito, Darci Tavares ressaltou que a implantação da Coleta Diferenciada é um marco para a cidade e principalmente para o bairro Santa Matilde. O bairro produz aproximadamente 30 toneladas de resíduos por semana, sendo que 40% são materiais recicláveis.

DSC_8085

Para o diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Marco Antônio da Silva a implantação da Coleta Diferenciada sempre foi preocupação da atual administração municipal. O diretor lembrou que no inicio da gestão de Dr.Ivar a prefeitura em parceria com a Arpa (Associação de Proteção Ambiental) e o Ministério Público implantou o Centro Municipal de Reciclagem, no bairro Lima Dias para acolher as associações de catadores. Outra ação lembrada foi o encerramento do lixão com ativação do aterro sanitário regional.

O Analista ambiental da Fundação Israel Pinheiro, Fernando Antônio Marques de Freitas explicou que a definição do bairro Santa Matilde como piloto na implantação da Coleta Diferenciada se dá pela estrutura daquela região. Segundo ele, a existência das associações de catadores, a construção do galpão onde é separado o material reciclável e a instalação do aterro sanitário foram fatores que contribuíram para que a Fundação Israel Pinheiro contemplasse o município de Lafaiete com o projeto.

DSC_8154

Já a diretora de planejamento estratégico da prefeitura, Anne Caroline Antunes Rezende explicou que a coleta dos resíduos recicláveis será feita às sextas-feiras durante todo o dia pela Asmarcol (Associação de dos Catadores de Materiais Reciclados de Conselheiro Lafaiete). O resíduo úmido continuará sendo recolhido pela empresa responsável pelo serviço de limpeza urbana (Localix) às terças e quintas-feiras, no período noturno e aos sábados à tarde.

Durante o evento houve ainda apresentações culturais com a participação de alunos da Escola Municipal “Marechal Deodoro da Fonseca” e de usuários dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) acompanhados do Grupo Lesma, Núbia Antonucci e da professora de dança Kênia Najmah.

Plalestra educativa

Além da Fundação Israel Pinheiro a implantação da Coleta Diferenciada conta com o apoio da TetraPak, CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos), ARPA (Associação Regional de Proteção Ambiental), Ecotres (Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos), Ecovia Tratamento e Valorização de Resíduos, Polícia Militar, Localix Soluções Ambientais, Recóleo, Feira e Arte e Movimento das Águas.