Eventos culturais marcam as comemorações do aniversário de Lafaiete

Comemoracoes_aniversario_Lafaiete_Show-Arthur
No último fim de semana, shows e festival de bandas de música marcaram o aniversário de Conselheiro Lafaiete. A prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura promoveu uma programação especial para homenagear o município que completou 224 anos no último dia 19 de setembro.

Comemoracoes_aniversario_Lafaiete_Banda-Rock-SanteiroComemoracoes_aniversario_Lafaiete_Banda-Mariatonteira

As bandas Rock Santeiro e Maria tonteira levaram um bom público para a praça Tiradentes na sexta-feira dia 19/09, marcando o início do projeto “Talentos da Cidade”, que visa identificar e valorizar os artistas locais. Embalados por sucessos do rock nacional e internacional o público cantou e pulou. A noite ainda foi marcada com apresentações da Escola de Música e Dança All Arts. O “Parabéns Pra Você” foi cantado em ritmo de rock, por dezenas de artistas que estavam na praça e foram convidados a subir ao palco.
Comemoracoes_aniversario_Lafaiete_Arthur-Moreira-Lima-Lafaiete
No sábado, 20/09 a praça do Cristo recebeu a apresentação de Arthur Moreira Lima, um dos maiores pianistas do mundo e uma das mais importantes personalidades da nossa cultura. A apresentação teve ainda a participação do Coral Madrigal Roda Vida que abriu concerto e ao fim cantou ao som do piano de Artur Moreira Lima.
Comemoracoes_aniversario_Lafaiete_Arthur-Moreira-Lima-e-Tuca-Boelsuns
O concerto que faz parte do projeto “Um Piano pela Estrada” teve um repertório composto de obras clássicas e populares, que agradou o público. O músico lafaietense Tuca Boelsuns, ex-integrante do grupo Queluz de Minas e atual Viola Inviolada, acompanhou o concerto e o classificou como momento único: “Para Lafaiete e região esta apresentação é um marco cultural fundamental”, afirmou, ainda na fila em busca de um autógrafo do pianista.

O maestro Geraldo Vasconcelos também destacou a importância do momento. “Foi uma grande oportunidade, não só para o Madrigal Roda Viva, mas, para toda a cidade. A vinda de Arthur Moreira Lima a Lafaiete é histórico, uma contribuição extraordinária para nossa cultura. Sentimo-nos lisonjeados pela oportunidade de ter precedido o espetáculo e cantar com acompanhamento dele. Foi extraordinário”, afirmou.

Comemoracoes_aniversario_Lafaiete_Laura
O objetivo de popularizar a música erudita, foco do projeto “Um Piano pela Estrada”, que na região recebeu o título de “Um Piano Pela Estrada Real” atingiu seu objetivo ao reunir na Praça do Cristo amantes da música clássica e pessoas que ouviam pela primeira vez um concerto. Caso da garota Laura Elis Coimbra Silva. Aos 12 anos ela disse ter ficado encantada com o pianista. “A música clássica me emociona. Adorei ouvir”, disse a garota.

Comemoracoes_aniversario_Lafaiete_Prefeito_abertura_festival-de-bandas
Já no domingo, 21/09 encerrando as atividades aconteceu na praça Tiradentes o 32º Festival de Bandas de Música. Participaram do festival as bandas: Campo Alegre dos Carijós, Nossa Senhora das Graças, Santa Cecília, 12 de Outubro e Cultura Racional Universo em Desencanto, todas de Conselheiro Lafaiete; Divino Espírito Santo (Lamim) e Santo Antônio (Itaverava).

O senhor José Lucílio da Silva, recebeu homenagem especial pela a dedicação à tradição das bandas e corporações musicais da cidade. Também houve homenagem póstuma ao senhor Marcelino Dionízio de Almeida, falecido em 2010 em reconhecimento ao legado deixado por ele em prol das bandas de música da cidade, influenciando seus familiares a se dedicarem à música.
Comemoracoes_aniversario_Lafaiete_Prefeito_Esposa_show-Arthur-Moreira-Lima
O prefeito Ivar de Almeida Cerqueira Neto, que esteve presente aos eventos, comemorou a participação popular e a forma ordeira com que as atividades aconteceram. “Conseguimos mesclar uma programação agradando a diferentes gostos. Tivemos música, dança, e principalmente muita alegria. Há tempos não tínhamos a oportunidade de comemorar assim o aniversário da cidade. E não tivemos nenhuma desordem, nenhuma confusão, nenhuma ocorrência; tudo na maior tranquilidade em todos os ambientes. Quero destacar a maravilha da apresentação do Arthur Moreira Lima. A cidade merecia aquele espetáculo. Parabéns mais uma vez à nossa cidade e ao seu povo”, frisou o prefeito.