Inaugurada nova Agência de Desenvolvimento – Adesiap Lafaiete

Foi inaugurada na manhã desta terça-feira, 19/09, a nova Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba – Adesiap, de Conselheiro Lafaiete. A data foi escolhida em função das comemorações do aniversário da cidade.
A agência tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável, através da interação entre a iniciativa privada e o poder público, apoiando empreendedores, empresários e a organização da sociedade civil. A implementação da unidade em Conselheiro Lafaiete é fruto da parceria firmada com o Município, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Durante a cerimônia os representantes da Adesiap, falaram sobre os trabalhos que serão oferecidos e a atuação da agência, construindo com bases sólidas e comprometidas com o desenvolvimento econômico da cidade e região. Destacaram o apoio recebido pela administração municipal e empresários que será um marco para o sucesso das ações.
O Secretário de Desenvolvimento de Conselheiro Lafaiete Rafael Lana falou sobre o processo que vem sendo construído ao longo dos anos e hoje a agência, neste novo modelo, é capaz de entender e aproveitar as melhores oportunidades e trabalhar pela integração dos municípios em prol do desenvolvimento econômico da região.
o prefeito Mário Marcus destacou a importância da agência como mais uma oportunidade de estimular a cultura empreendedora em nosso município que já é muito forte e vem sendo impulsionada por diversas ações. Ressaltou a importância do associativismo e da união regional, com a participação nos consórcios públicos e Amalpa, reunindo os municípios para fortalecer o desenvolvimento de toda a região. Falou sobre a atuação da Adecol, que durante 26 anos realizou relevantes serviços no município, como por exemplo, o importante apoio para a instalação de Hospital de Campanha durante a pandemia. Destacou obras que estão sendo feitas na cidade neste momento propício de desenvolvimento e crescimento econômico da cidade e região. Falou como Lafaiete, cidade polo que vem investindo na área de infraestrutura urbana, saúde e educação, inclusive com o apoio da iniciativa privada. Na ocasião também falou sobre a implantação do Distrito Industrial II, que já começa a receber empresas que irão fomentar ainda mais a economia local e regional.
Estiveram presentes ao evento o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Rafael Castro Lana; Presidente do Comitê de Parceiros da Adesiap Leonardo Hamilton; Presidente do Conselho de Parceiros da Adesiap Unidade Conselheiro Lafaiete Rodrigo Lopes Barbosa; Diretor Executivo da Adesiap Denis José Donato da Mota, representantes de consórcios públicos, associações e entidades representantes do comércio e indústria, secretários e assessores da prefeitura e empresários.
Na oportunidade foi apresentada a equipe que estará à frente dos trabalhos da ADESIAP Unidade Conselheiro Lafaiete e homenageados os Coordenadores que estiveram à frente da ADECOL durante os 26 anos de atuação no município.
Ao final da cerimônia o prefeito Mário Marcus, e o Presidente do Conselho de Parceiros da Adesiap Unidade Conselheiro Lafaiete Rodrigo Lopes Barbosa assinaram o Termo de Parceria que tem como objetivo oficializar a adesão da prefeitura junto ao Conselho de Parceiros da ADESIAP Unidade Conselheiro Lafaiete.