Lafaiete confirma 2 casos de Febre maculosa

Em 12/06/2023, a Secretaria Municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete foi notificada da ocorrência de uma internação no Hospital e Maternidade São José (sexo masculino, 23 anos), com sintomas suspeitos de febre maculosa e do encaminhamento de uma paciente (sexo feminino, 25 anos) para atendimento na FOB, em Ouro Branco, onde evolui a óbito.
Em 13/06/2023 o paciente que estava internado agravou o quadro não resistindo e também evoluiu para óbito.
Mediante notificação, o Departamento de Vigilância em Saúde desencadeou todas as ações de investigação, para identificação dos fatores de risco e medidas de Vigilância e Controle passíveis de serem executadas.
Coletado material para pesquisa de febre maculosa, dentre outras doenças semelhantes (percorrido protocolo de febres hemorrágicas) do paciente internado no município e encaminhado à Fundação Ezequiel Dias (FUNED) para processamento, vindo a apresentar resultado detectável para o patógeno da doença (febre maculosa) na noite de ontem (21/06/2023).
Local Provável de Infecção (LPI) ainda sob investigação.
Ressalta-se, nesta oportunidade, que o município, em conjunto com a Superintendência Regional de Saúde de Barbacena mantém as ações de rotina para Vigilância Epidemiológica e Ambiental da doença no território.
Orientações de prevenção para a Febre Maculosa importantes à população:
•Usar calças, botas e blusas com mangas compridas de cores claras ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas para facilitar a visualização de carrapatos;
•Evitar andar em locais com grama ou vegetação alta.
•Usar repelentes de insetos;
•Verificar se você e seus animais de estimação estão com carrapatos;
•Manter o controle contra carrapatos nos animais em dia;
•Se encontrar um carrapato aderido ao corpo, remova-o com uma pinça.
•Não apertar ou esmagar o carrapato, mas puxar com cuidado e firmeza. Depois de remover o carrapato inteiro, lavar a área da mordida com álcool ou sabão e água.
•Quanto mais rápido retirar os carrapatos do corpo, menor será o risco de contrair a doença. Após a utilização, colocar todas as peças de roupas em água fervente para a retirada dos insetos.
Fonte: Ministério da Saúde