Lafaiete sedia 2º Fórum Regional de Diversificação Econômica

A cidade de Conselheiro Lafaiete, sediou o 2º Fórum Regional de Diversificação Econômica nos dias 22 e 23 de junho. O evento foi marcado por oficinas e palestras visando impulsionar o potencial econômico da região por meio de investimentos em iniciativas ligadas ao tema Economia Criativa.
As oficinas técnicas abordaram temas importantes como Indicações Geográficas e Economia Criativa, Vetores do Desenvolvimento Econômico, e, Elementos Estruturantes do Desenvolvimento Econômico Regional. O evento foi realizado por entidades voltadas ao desenvolvimento econômico regional e patrocinado por empresas da região.
O evento contou com a participação do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Conselheiro Lafaiete, Rafael Lana, que em seu discurso destacou o papel do Planejamento Estratégico Lafaiete 2037 como exemplo de ação local exitosa conduzida de forma integrada com as entidades empresariais, e comentou sobre a reabertura do Aeroporto das Bandeirinhas e sua importância para o desenvolvimento regional, considerando sua localização estratégica, capacidade de atender a diversas cidades da região, especialmente como base de apoio para operações ambientais de combate a incêndios nas Serras de Ouro Branco, do Espinhaço, da Moeda e de Ouro Preto, além de seu potencial logístico para abrigar um Porto Seco, e sua vocação para a tecnologia e ciência aeronáutica, dada a presença do hangar avançado da UFMG voltado ao curso de Engenharia Aeronáutica, e disponibilidade de lotes no entorno para abrigar um Parque Tecnológico Aeronáutico. Com a recente visita do ministro de portos e aeroportos, Márcio França e do Senador Carlos Viana e deputados federais Samuel Viana e Padre João, o projeto recebeu apoio político e compromisso de investimentos federais para infraestrutura e ampliação da pista, visando suportar voos regionais.