Ministro de Portos e Aeroportos visita aeroporto de Conselheiro Lafaiete

Na tarde desta quinta-feira, 22 de junho, o Município de Conselheiro recebeu o Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, para uma visita ao Aeródromo Bandeirinhas. Ele veio acompanhado do Senador Carlos Viana e dos Deputados Federais Samuel Viana e Padre João. A comitiva foi recepcionada pelo Prefeito de Conselheiro Lafaiete, Mário Marcus Leão Dutra, pelo Prefeito de Ouro Branco e Presidente da Amalpa, Hélio Campos e o presidente da Câmara Municipal Vereador Vado Silva.

Na abertura o Prefeito Mário Marcus ao dar as boas-vindas ao Ministro, Senador e Deputados Federais, ressaltou a importância do aeródromo não só para a cidade de Conselheiro Lafaiete, bem como, para toda a região. Destacou a capacidade econômica da região e a união dos prefeitos, que juntos, buscam melhorias para todos os municípios. Na oportunidade, comentou que, com a liberação, o espaço se transformará no aeroporto regional de Conselheiro Lafaiete, visando benefício a todos os municípios.
O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Rafael Lana apresentou um histórico do aeródromo com todas as informações estruturais e técnicas, reafirmando sua importância diante do potencial econômico das cidades da região.
O Senador Carlos Viana disse que sua intenção é contribuir para um desenvolvimento igualitário para todas as cidades de Minas Gerais.
Ao se pronunciar o ministro Márcio França falou sobre o futuro programa do governo federal que pretende democratizar o acesso ao transporte aéreo. Disse que no ano passado foram vendidas 100 milhões de passagens aéreas, porém, apenas 10% da população viaja de avião no Brasil; 90% não viaja devido ao valor que não é acessível a todos. O programa visa a redução do valor da passagem aérea, tem alvo na população de baixa renda e deve ser lançado até agosto, com adesão voluntária das empresas e valor estipulado de R$ 200. Desta forma, ele disse que tem a missão de abrir cem novos aeroportos. Com isso, demonstrou interesse em apoiar a reativação do aeroporto de Conselheiro Lafaiete, por entender sua relevância para a região. Falou sobre uma possível ampliação da pista e já anunciou a liberação de recurso no valor de R$ 3 milhões para inicio das melhorias.
Ao final do encontro, por ocasião do aniversário do ministro Márcio França, o Prefeito o presenteou com uma cesta de produtos locais, artesanato e livros de autores lafaietenses. O ministro recebeu também presentes do Circuito Villas e Fazendas com produtos das cidades da região.
O encontro contou com expressiva presença de Prefeitos e Vereadores da região, bem como autoridades civis e militares, associações, consórcios públicos e lideranças das cidades da região.