Prefeito de Lafaiete recebe presidente do Geopark Quadrilátero Ferrífero

O presidente do Geopark Quadrilátero Ferrífero, Renato Ciminell e o francês, Yves Dhau Decuypere, consultor internacional de Planejamento Urbano estiveram nessa terça-feira 16/09 em Conselheiro Lafaiete, quando foram recebidos pelo prefeito Ivar de Almeida Cerqueira Neto juntamente com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Alessandro Dalla Vedova e o chefe de Gabinete, Adriano Gomes Beato, na sede do Governo Municipal.
Prefeito_recebe representantes_Geopark_01
Durante o encontro foram traçadas ações que visam o desenvolvimento econômico e sustentável da região do Alto Paraopeba, partindo da implementação de projetos nas cidades de Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco. De acordo com o presidente do Geopark Quadrilátero Ferrífero, Renato Ciminell, a instituição vai adotar a região como local prioritário para a aplicação de um projeto não-governamental para o desenvolvimento das cidades de acordo com a vocação de cada município.

Segundo ele, o primeiro passo é a criação de um Conselho Estratégico do Desenvolvimento do Alto Paraopeba, no sentido de traçar as oportunidades para atrair investimentos. “A região já tem um grande potencial econômico pela mineração e siderurgia. Mas a ideia é agregar valores a estes setores no sentido de desenvolver novos negócios, tendo como pilares, a plataforma ferroviária, centrada em Lafaiete; a agricultura familiar integrada em Ouro Branco; e o polo de inovação e parque tecnológico em Congonhas, atendendo a toda a região”, frisou Renato Ciminell.

O francês Yves Dhau Decuypere apresentou ações de desenvolvimento e de planejamento urbano, desenvolvidas por meio de projetos na França. Os locais apresentados por meio de fotos e mapas lembram muito o contexto geográfico e econômico da região do Alto Paraopeba.
Prefeito_recebe representantes_Geopark_02

Dr. Ivar manifestou apoio da administração municipal na execução dos projetos que visam o desenvolvimento da região, frisando que não medirá esforços para que as ações sejam executadas de forma ampliada entre os municípios. “Para que possamos alcançar resultados positivos no futuro é preciso que elaboremos os projetos agora, unidos e independente das bandeiras políticas e partidárias”, ressaltou Dr. Ivar.

Com a mesma visão do prefeito o secretário de Desenvolvimento Econômico, Alessandro Dalla Vedova entende que as ações devem ser iniciadas entre os três maiores municípios da região, mas que o resultado vai abranger todos as outras cidades do Alto Paraopeba. Segundo o secretário este é o primeiro passo das ações que vão buscar o desenvolvimento econômico e sustentável dos municípios.

Á partir de outubro acontecem as reuniões técnicas e existe a previsão de que partir de março de 2015 já iniciem a apresentação de projetos junto aos governos Estadual e Federal.

Também participaram da reunião representantes das prefeituras de Congonhas e Ouro Branco, além do CODAP (Consórcio Público para Desenvolvimento do Alto Paraopeba), da AMALPA (Associação dos Municípios da Micro região do Alto Paraopeba) e das Agências de Desenvolvimento de Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco.

Geopark Quadrilátero Ferrífero

Para a UNESCO, criadora do conceito, o geoparque consiste em um território com limites definidos que apresente sítios geológicos de especial valor científico. Além da significância geológica, um geoparque deve apresentar também valores ecológicos, arqueológicos, históricos ou culturais inseridos em um processo de desenvolvimento sustentável que fomente projetos educacionais e de valorização do patrimônio cultural local. Entre as atividades compatíveis com a proteção do patrimônio geológico a UNESCO destaca o geoturismo.

Os principais parâmetros para a criação de um geoparque podem ser encontrados nas características e no valor patrimonial do Quadrilátero Ferrífero. O Geopark do Quadrilátero Ferrífero conta com sítios geológicos representativos da história geológica da região, associada à evolução global da Terra, e da história da mineração do ouro e do ferro no Brasil. A seleção dos sítios foi baseada nas recomendações do SIGEP (Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos). Alguns destes sítios possuem infra-estrutura turística e são abertos à visitação.