Início Destaque Lafaiete realiza 8ª Jornada do Patrimônio Histórico Cultural em comemoração ao aniversário...

Lafaiete realiza 8ª Jornada do Patrimônio Histórico Cultural em comemoração ao aniversário da cidade

394

Em comemoração aos 231 anos de emancipação política de Conselheiro Lafaiete e 50 anos do IEPHA teve inicio na noite de quinta-feira (16/09) a 8ª Jornada do Patrimônio Histórico Cultural de Conselheiro Lafaiete com o tema “Caminhos do Patrimônio – Contemporaneidade e novos horizontes”.
A abertura da jornada foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Cultura, no Solar do Barão de Suassui e contou com a presença do Prefeito Mário Marcus, do Promotor de Justiça da Comarca de Conselheiro Lafaiete Dr. Glauco Peregrino, do Secretário de Cultura Geraldo Lafayette e do Procurador Municipal Dr. Cayo Noronha.
Ao abrir a jornada o Prefeito Mário Marcus destacou a importância da preservação da história de nossa cidade e a valorização da cultura e dos diversos atores culturais da cidade. Enumerou os patrimônios históricos já recuperados e resgatados e os bens que serão restaurados, como a Casa de Cultura Gabriela Mendonça (obra em andamento), a Fonte luminosa da Praça Tiradentes e a Fonte Grande do Bairro que leva o mesmo nome.
O palestrante da noite foi o Prefeito de Ouro Preto e ex-secretário de Estado da Cultura Ângelo Oswaldo que abordou o tema “Patrimônio histórico como cenário de Minas Gerais”.
Em sua fala o palestrante ressaltou o trabalho realizado no município em relação à preservação e recuperação do patrimônio histórico, bem como a valorização de patrimônios imateriais e cultuais, como o congado. Durante a palestra ele abordou o valor de Minas Gerais na construção do patrimônio histórico.
A noite foi encerrada com a realização da Quinta das Violas. Devido aos protocolos sanitários de prevenção a Covid-19 o público foi restrito.
A 8ª Jornada do Patrimônio Histórico Cultural vai até 19 de setembro, data do aniversário da cidade, dia que terá diversas atividades. Confira a programação.
Todas as ações estarão disponíveis no canal de youtube da Secretaria Municipal de Cultura de Conselheiro Lafaiete.