Restauração do solar do Barão de Suaçuí entra na reta final

Entraram na fase final de execução as obras de restauração do solar do Barão de Suaçuí, em Conselheiro Lafaiete. O antigo casarão também conhecido como “Castelinho” está sendo recuperado pela Construtora Cajado com projeto financiado pela MRS Logística por meio de Termo de Ajustamento de Conduta aplicado pelo Ministério Público à empresa.

A secretária municipal de Cultura, Mauricéia Aparecida Ferreira Maia informou que a reforma e restauração já estão na fase de acabamento, com a limpeza e a retirada de materiais do canteiro de obras. A MRS deverá entregar as chaves do prédio ao município ainda este mês. Segundo a secretária, a partir daí o município vai mobiliar o prédio.

O solar possui 17 cômodos e vai abrigar uma biblioteca, sala de reuniões, área para exposições, auditório ao ar livre e espaço para entidades culturais.

Sobre o novo aspecto do Solar do Barão de Suaçuí, a secretária de Cultura destacou que a população vai receber um imóvel recuperado mantendo as características originais. “É uma obra complexa e a maior em termos de restauração do estado de Minas Gerais. A obra vai chamar muita atenção pela riqueza de detalhes e pela recuperação até mesmo das cores mais antigas que existiam dentro do imóvel”, comentou Mauricéia.

Embora a obra esteja próxima do término ainda não há uma data definida para a inauguração.

O Solar do Barão do Suaçuí foi um dos primeiros prédios erguidos no antigo Arraial Campo Alegre dos Carijós e residência do inconfidente Padre Fajardo. O local também foi residência do Barão de Suaçuí e abrigou as escolas Monsenhor Horta, Astor Viana e Inconfidência, além da antiga Faculdade de Comércio Exterior, Câmara Municipal e Fórum.

A obra

Valor: Aproximadamente R$3.200.000,00 (Três milhões e duzentos mil reais).
Viabilizada por meio de Termo de Ajustamento de Conduta aplicado pelo Ministério Público à MRS Logística pelo pagamento de multas.
Arquiteto: Heraldo Laranjo.
Início da obra: agosto de 2012.
Previsão de entrega: maio de 2014

Finalidade:

Centro cultural de múltiplas ações envolvendo educação, meio ambiente e ações sociais na cidade. Biblioteca pública, Memorial dos Inconfidentes, Memorial das Violas de Queluz, salões de reuniões para entidades culturais, galeria e auditório ao ar livre, com acessibilidade garantida por elevador.